巴西葡萄牙语| SAÚDE MENTAL NA QUARENTENA

2020-06-28 15:11:3613:05 700
声音简介

更多对应学习笔记——公众号:八喜的葡萄牙语播客 

介绍:疫情不可避免打乱了我们的计划,学习,工作,生活...各个方面,当突然有了这么多的空闲时间,反而会觉得无所适从,变得更加低效,健身计划被搁浅,当然除了照顾好身体健康,关照心灵健康也是非常必要的。

整理不易,一定要沉下心来好好精读钻研吼!如果有感兴趣的话题,也欢迎私信或者留言,我都会认真看的:) Vamos começar?


Alô, gente. Tudo bem com vocês?

Esse definitivamente é um daqueles vídeos que eu não queria fazer e acabei fazendo.

Na verdade, é um vídeo que eu nem imaginei que eu faria. Porque ninguém um dia imaginou que a gente estaria em quarentena por causa de uma pandemia global.

(Nina, para! Eu tô tentando gravar um vídeo. Desce daí! 下来~)

Talvez cientistas, infectologistas, pesquisadores imaginaram essa possibilidade. Mas eu nunca achei que em 2020 eu estaria em casa, sem poder sair, por causa de vírus que se espalhou pelo mundo. E talvez você também não tenha imaginado isso.

Existem várias recomendações do que fazer nesse momento. E provavelmente você já conhece todas elas. Porque em todos os lugares, só se fala dele, o Corona Vírus. A gente já sabe que precisa lavar as mãos por 20 segundos. Se puder lavar as mãos, passar álcool gel. E o mais importante de tudo: Se você puder ficar em casa, fica em casa!

Essas recomendações são muito importantes pra diminuir a propagação do vírus. E consequentemente, diminuir o número de pessoas infectadas que podem precisar

do sistema de saúde. Eu não vou gravar vídeo sobre esse assunto, porque tem pessoas aqui na internet com propriedade pra falar sobre essa pandemia.

Como o Átila, por exemplo, que tá prestando um serviço de utilidade pública E que tá sendo uma referência pra mim desde o começo. Pra entender o que tá acontecendo no Brasil e também em outros países.

A questão é que tudo isso que a gente tá vivendo traz uma série de consequências. Inclusive pra nossa saúde mental, e por isso eu decidi gravar esse vídeo. Então pegue seu chá, seu café ou sua água e senta aí pra gente conversar. [ronronar]



Eu queria bater esse papo com vocês porque tá difícil pra mim. E eu sei que tá difícil pra muita gente.

Acho que ninguém que nasceu a partir de 1980, 85, tá acostumado com a privação do

nosso direito de liberdade, de ir e vir. A geração dos meus pais, dos meus avós, teve a liberdade tolida. Porque viveu, durante muitos anos, um período ditatorial. A minha avó era adulta durante a Segunda Guerra Mundial. Meu avô foi convocado quando o Brasil entrou na guerra, sabe? É uma realidade muito diferente da minha.

Mas mesmo os meus pais queviveram coisas que eu não vivi, não estão acostumados com essa realidade, em que a gente não pode sair pra passear com o cachorro.遛狗 E precisa desinfetar as coisas que compra no mercado.

Viver um momento desse tipo é complicado pra todo mundo. Principalmente pra pessoas neuro divergentes e que têm algum tipo de transtorno. De ansiedade, pânico, depressão, enfim...

Nas últimas duas semanas, eu não sei como foi pra vocês. Mas eu não consegui fazer absolutamente nada. Pra não dizer que eu não fiz nada, eu fiz dois bolos, e foi isso. Mas eu não consegui trabalhar, limpar a casa, ler um livro, ver um filme, maratonar uma série.

Eu não coloquei nem um projeto em prática que eu tava guardando.

Eu não vídeo aula de dança, eu não decidi fazer nenhum curso à distância远程课程. E eu tô vendo esse movimento na internet. De "faça tudo isso", "aproveite a quarentena".

Só que pra mim é muito bizarra essa ideia de dar continuidade a uma lógica de produtividade durante uma pandemia. Porque, sei lá, é meio desumano反人类的!

Eu sei que é assim que funciona o capitalismo. E talvez seja impossível falar sobre saúde mental individual e coletiva. E sobre várias outras coisas, tipo direitos humanos. Se a gente não repensar as nossas estruturas. Acho que essa pandemia só deixa mais óbvio que esse sistema é cruel e não funciona.

E eu tenho a impressão de que a gente vai meio que reproduzindo essa estrutura em todos

os âmbitos da nossa vida. Tipo, estamos em quarentena, e como podemos aproveitar esse momento.

Então antes de dar dica sobre o que a gente pode fazer pra tentar manter a nossa saúde mental durante a quarentena, eu queria dizer que é muito importante viver esse luto.

Porque isso é um luto. E desacelerar também é fundamental.



Eu passei 15 dias com enxaqueca偏头痛e ansiosa. Eu chorei várias vezes e ainda choro. E eu só conseguia fazer o básico.

Acordar, levantar, tomar banho, comer, cuidar das minhas gatas. E hoje eu tô gravando esse vídeo! Eu tentei gravar esse vídeo ontem e eu não consegui.

Eu já trabalhava em casa, então a quarentena não alterou a minha estrutura de trabalho. Mas mudou a minha organização, inclusive financeira. Porque todos os eventos foram cancelados e estão sendo cancelados. Então durante esses 15 dias, eu comecei a me cobrar. E eu fiquei pensando: "Ué, eu já trabalho em casa. Qual é a dificuldade de continuar com a minha estrutura de trabalho?"

Isolamento social nunca foi um desafio tão grande pra mim. Na verdade, o meu desafio era sair de casa e socializar. A questão é que não é só a quarentena. É o que ela representa e o porquê de ela ser necessária.

Quando eu entendi e respeitei o que eu tava sentindo, eu tirei um tempo pra processar

tudo isso que tá acontecendo. Eu fechei as abas dos cursos que eu pretendia fazer. Eu parei de pensar sobre que conteúdos eu posso produzir nesse momento.

E só hoje eu tô aqui. Só que desacelerar e romper com essa lógica de produtividade não significa não fazer nada.



Quando eu disse que é muito difícil falar sobre saúde mental num contexto capitalista, quando a gente tá vivendo uma pandemia, não significa que a gente não deve se cuidar.

Muito pelo contrário, é nesse momento que a gente precisa se cuidar.

E óbvio que eu fiz uma lista sobre o que a gente pode fazer, porque eu adoro uma lista.

A primeira coisa é: Controlar a quantidade e a qualidade de informações que a gente consome.

Um grande desafio pra mim, não só agora, mas sempre, é encontrar um equilíbrio minimamente saudável, pra que eu me informe sem que isso prejudique minha saúde mental.

É uma tarefa bem difícil. Porque muitas vezes a própria realidade adoece a gente. Mas a gente precisa tomar cuidado.Porque hoje existe um bombardeio de informações. Que são repetidas várias, e várias vezes.

Se você ligar a televisão quando você acorda e só desligar quando você for dormir, você vai ouvir a mesma notícia várias vezes. E aquilo vai ficar na sua cabeça. A mesma coisa acontece se você passar o dia inteiro na internet. Principalmente num momento como esse. Em que todo mundo só fala sobre a pandemia do Corona Vírus. A gente precisa se informar, é óbvio.

Mas a gente não pode sobrecarregar nossa cabeça com tweets, notícias, mensagens do WhatsApp.



Minha dica é seguir veículos e pessoas com propriedade pra falar sobre esse assunto. E escolher uma hora do seu dia pra ler notícias, ver vídeos e se informar. Mas aí depois, vai fazer outra coisa!

Se precisar, silenciar pessoas ou palavras nas redes sociais, faça isso. Se precisar sair de grupo do WhatsApp, faça isso também. Em segundo lugar, eu tô tentando manter uma rotina. Isso não significa fazer várias coisas, mas fazer coisas. De uma forma ou de outra, a rotina de todo mundo mudou.

Em muitos lugares, por exemplo, tudo fechou. E essa é uma medida muito necessária. Escolas, universidades, restaurantes, lojas. Ou seja, a rotina de muita gente mudou por causa da quarentena. E é complicado lidar com uma mudança tão rápida, de uma hora pra outra.突然



Por isso é importante a gente criar uma nova rotina. Essa já era uma coisa que eu tava fazendo em 2020. Porque é difícil estabelecer limites quando a gente trabalha em casa.

E quando a gente trabalha com a internet. Eu percebi que eu nunca tinha um fim de semana, não tinha uma folga. Eu respondia e-mail num sábado, editava vídeo num domingo. Isso não significa que eu era super produtiva, pelo contrário.

Eu tava sempre mentalmente cansada. E aí, eu já não conseguia mais nem ser criativa.

Então esse ano eu comecei a organizar a minha rotina. E todo mês eu imprimo um calendário, e eu organizo os meus compromissos. Eu anoto tudo que eu preciso fazer no mês e na semana. E eu notei que fazer isso no papel e visualizar meus compromissos na parede me ajuda bastante, porque parece que eu tenho mais controle das minhas atividades.

A minha rotina mudou por causa da quarentena. Mas eu decidi continuar com a mesma estrutura de organização. Então eu continuo anotando tudo o que eu vou fazer no meu dia.

Eu anoto tudo mesmo! Levantar, tomar banho, trocar de roupa, pra não passar o dia inteiro de pijama. Pegar sol, almoçar, pagar contas... E gravar vídeos, continuar com a minha rotina de trabalho. Porque enfim, né? Tenho demandas pra cumprir.

Fazer isso me dá a sensação de controle da minha vida. E também me traz a compreensão de que eu fiz coisas durante o meu dia. Nem que seja o básico.

Porque às vezes, fazer o básico é muito difícil. E a gente precisa valorizar essas conquistas.



E a minha próxima dica tem a ver com isso. Eu sei que em alguns dias eu vou acordar me sentindo bem, vou fazer várias coisas. Vou me alongar, vou fazer exercício, vou pegar sol.

Vou editar vídeo, e gravar, escrever roteiro e vou me sentir feliz e saudável. Mas eu sei que outros dias vão ser mais difíceis e tá tudo bem.

Tá tudo bem sentir com mais frequência essa variação de humor e de energia. 情绪变化

Porque a gente tá vivendo um momento de exceção. Mas isso não significa que a gente retrocedeu no nosso processo. Eu tava com essa sensação no começo. Porque eu me senti mal.

E na verdade, eu tô me sentindo de um jeito que há muito tempo eu não me sentia. E eu tenho medo de voltar pra um lugar que eu já estive. E eu também tava num processo de voltar a fazer coisas que eram difíceis pra mim. E todas essas coisas eram em situações sociais. Em lugares públicos, fora da minha casa.

Sair pra jantar, pegar ônibus, fazer uma viagem, ir num evento. Enfim, eu já falei sobre isso em alguns vídeos aqui no canal. E essas são coisas que agora eu não posso fazer. Porque eu não posso sair da minha casa.

Pra quem tem ansiedade social, esse isolamento parece confortável no começo. Mas na verdade, ele não é. Ele não é, porque existe o contexto que tá nos obrigando a ficar em casa. E uma coisa que tá acontecendo comigo, por exemplo, é o seguinte...

Eu sempre fiquei ansiosa em situações sociais e eu me sentia segura na minha casa. Mas agora eu me sinto ansiosa na minha casa. Então são desafios novos com os quais eu tô aprendendo a lidar.

E eu não sei se é só comigo, mas eu tenho um pouco de medo do que vai acontecer depois. Porque eu tenho receio de não conseguir retomar uma rotina social. Mas isso não é verdade!

As ferramentas que a gente conquistou, a gente já conquistou. E é muito importante a gente viver um dia de cada vez.



E pra isso, é muito importante a gente não parar com o nosso tratamento. E essa é a minha próxima dica. Muitos profissionais estão atendendo à distância. Então conversa com o seu terapeuta.

Se ele não estiver fazendo isso, procura algum profissional que esteja atendendo online. E se você toma alguma medicação, compre esse medicamento. Continue tomando esses remédios e não abandone o seu tratamento.



Além de usar a internet pra fazer terapia à distância, o próximo item da minha lista é se conectar com as pessoas.

O isolamento social e a mudança de rotina podem ser mais difíceis pra algumas pessoas.

Mas é muito importante a gente lembrar que não tá sozinha. Eu mandei mensagem pra muita gente nos últimos dias. Pessoas com quem eu não converso há muito tempo, pessoas que eu admiro. Pessoas que eu só sigo na internet, mas acompanho o trabalho.

Enfim, eu acho que essa troca de afeto e carinho é muito importante. E eu não gosto muito de telefone, nem tô acostumada a fazer chamada de vídeo. Na verdade, eu acho que eu só tinha feito chamada de vídeo, até agora, por causa de trabalho.

Mas nessas duas últimas semanas, eu já fiz chamada de vídeo com a minha avó, com as minhas tias, com as minhas primas, com os meus afilhados, com as minhas amigas e com a minha psicóloga.



Eu disse que é importante manter uma rotina. E é fundamental incluir algumas coisas nessa rotina.

Praticar exercício físico, manter uma alimentação saudável. Cuidar do nosso sono, tomar água e pegar sol. Eu sei que às vezes é difícil praticar exercício físico em casa.

Mas a gente precisa encontrar estratégias. Porque isso é muito importante pra manutenção da nossa saúde mental. A gente precisa liberar hormônios.

Muitos profissionais estão fazendo lives e postando vídeos de todo tipo de aula. De dança, de pilates, de alongamento, de yoga. Mas se essa ideia não te agrada, então coloca música e dança por conta própria. Porque a gente precisa suar. Dançar, inclusive, pode entrar no próximo item da minha lista. Que é a importância dos momentos de lazer.



Faz o que você gosta de fazer, ocupa o seu tempo com atividades prazerosas.

Isso é importante sempre! Mas principalmente quando a gente tá passando por um momento difícil. Cozinhar, plantar, maratonar uma série, ler um livro, ver um filme, jogar videogame. Enfim, faz o que você quiser fazer.

Mas não pense nisso como uma obrigação, tipo: "Eu preciso ler todos os livros da minha casa". "Eu preciso consumir conteúdo", "Eu preciso fazer um curso pela internet".

Não é sobre isso, é sobre se cuidar e fazer o que a gente gosta. E é muito importante a gente não se cobrar e não se comparar com outras pessoas. Tem gente tá aprendendo a fazer crochê, a falar francês na quarentena.Ok, que bom. Mas você não precisa seguir esse caminho. Eu não tô seguindo esse caminho, eu não sou essa pessoa. Eu sou a pessoa que tá tentando ficar bem. E eu acho que é sobre isso.



Agora, minha última dica é a seguinte... A gente tá mesmo vivendo um momento de exceção. Mas a gente não pode viver em função disso. Esse é um grande desafio pra mim.

Mas a gente precisa aprender a se desconectar e a pensar em outras coisas. Momentos de lazer servem pra isso. Praticar meditação冥想, exercícios de respiração. Enfim, existem estratégias pra mudar o foco e controlar os nossos pensamentos. E por causa disso, eu vou reorganizar o meu trabalho.

Eu tinha alguns roteiros prontos, e eu decidi não gravar esses vídeos agora. Porque não vai me fazer bem falar sobre determinados assuntos. E eu vou tentar produzir um conteúdo que me faça bem. E eu espero que faça bem a outras pessoas também. Não posso garantir que vai ter vídeo toda semana. Mas posso garantir que eu vou me cuidar e eu espero que vocês se cuidem também.

Mais do que nunca, eu queria dar um abracinho em cada um de vocês. E a gente se vê no próximo vídeo. Um beijo, tchau.







用户评论

表情0/300

拉丁大伟

O quanto rapido apto ao velocidade .

猜你喜欢
巴西葡萄牙语

本专辑的材料为巴西口音,是用英语编写的巴葡教程。电子资料太多,只能列目录了1.葡萄牙语教程10本(市面上几乎所有葡语教程);2.葡语语法:英语+汉语3.葡...

by:有道葡语

葡萄牙语学习 葡萄牙语发音 葡萄牙语自学

葡萄牙语(葡萄牙语:Português)简称葡语,属于印欧语系-罗曼语族-西罗曼语支,最早起源语拉丁语。葡萄牙语是世界上少数几种分布广泛的语言,是继英语和西班...

by:纽约英语口语

巴西葡萄牙语新巴西大道

原版书,巴西葡萄牙语,课文和练习相结合,图文结合形式,小对话学习,适合有一点葡语基础的。

by:新秀恋语

葡萄牙语学习网 葡萄牙语自学网

葡萄牙语学习网,轻松学习葡萄牙语的家园.在葡萄牙语学习网,葡萄牙语听力,葡萄牙语口语,葡萄牙语词汇,葡萄牙语视频,供您免费学习

by:纽约英语口语

葡萄牙史

本书比较详细地叙述了葡萄牙从公元前三世纪起一直到1952年的历史。它着重地介绍了公元1128年葡萄牙建国以后,这个殖民帝国的盛衰、经济的演变和文化的发展。本书为...

by:德克听书

葡萄牙语 葡

葡萄牙语(葡萄牙语:Português)简称葡语,属于印欧语系-罗曼语族-西罗曼语支。葡萄牙语是世界上少数几种分布广泛的语言,同时也是世界上第五(或六)大语言。...

by:Ants007

葡萄牙语慕课

自编教材,完全免费的葡萄牙语公开课,我在沈阳,欢迎同城语言学习者交流,上课。

by:老扈健身

走进葡萄牙

深入浅出,巧学发音;多样课堂,透彻解析。随时打开移动课堂,轻松掌握葡语发音!

by:沪江网校